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6 Razões para Monitorar sua Empresa nas Redes Sociais.
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Mais do que um Novo Canal de Comunicação, as Redes Sociais são uma Fonte Infinita de Informações Sobre a sua Marca e o seu Mercado. Fazer um Bom Trabalho de Geração de Conteúdo no Facebook, Twitter, Linkedin e Afins é tão Importante quanto Fazer o Monitoramento da sua Marca Nesses Meios. Neste Post Vamos Apresentar 6 Razões para Você Repensar a sua Postura nas Redes Sociais em Relação à sua Marca. Confira!

Checar a Imagem da Marca
Analisar os Comentários Positivos e Negativos em Relação à sua Marca é um Importante Norteador para o Trabalho de Comunicação em Qualquer Meio. As Redes Sociais são o “Confessionário” do Século XXI, onde as Pessoas Expõem suas Frustrações e Pensamentos, Inclusive sobre a sua Marca. Não deixe essas Informações ficarem Perdidas na Internet. Use essas Opiniões como uma Valiosa Fonte de Informações.

Analisar o Impacto das suas Ações
Seja uma Ação Simples no Facebook ou uma Campanha Gigantesca na Televisão, o Melhor lugar para Avaliar o Feedback do seu Público, Descobrir o quanto essa Ação Gerou de Buzz, como os Seguidores Receberam, e, Principalmente, Medir o Grau de Penetração da sua Campanha, são as Redes Sociais. Criar Algo e não Monitorar a Resposta do Público é como Atirar uma Flecha sem se Importar se ela Atingiu o Alvo.

Dar Feedback
Muitas Vezes, o seu Usuário faz um Comentário sobre a sua Marca na Rede sem Esperar uma Resposta. No entanto, dar um Feedback pode Mudar Drasticamente a Opinião do seu Público. Seja uma Crítica ou um Elogio, sua Marca só tem a Ganhar, pois de uma Forma ou de Outra seu Público sentirá o Quanto ele é Importante para Você.

Estabelecer o Grau de Envolvimento com a Empresa
Uma Vez que Você Conseguiu Criar uma Boa Relação com seus Consumidores, Você deve Cuidar dela. Manter um Envolvimento Próximo e Constante com os Seguidores da Marca é Essencial, pois a Opinião deles Será Fundamental para o seu Negócio. Sem esse Cuidado Diário, todo o seu Trabalho para Fidelizar seu Público Poderá não Servir de Nada.

Identificar Oportunidades de Mercado
Acredite, seus Seguidores Sabem Muito Sobre a sua Marca. Eles Podem dar Dicas e Sugerir Caminhos muito Oportunos por Meio das Redes Sociais. Algumas Companhias Gastam Fortunas com Especialistas para Identificar uma Oportunidade de Crescimento de Negócios, quando a Resposta pode estar Muito mais Perto do que Você Imagina.

Aprender com o seu Público
Não Menospreze o Conhecimento do seu Público, Pois sem ele o seu Negócio não se Sustentará. Ele Pode te Ajudar a Melhorar um Produto ou Serviço que Você Oferece ou Indicar Novas Práticas e Caminhos. Afinal, os Clientes Fazem Parte da sua Marca e estão Olhando para ela de um Ponto de Vista que Você Talvez não Consiga Enxergar.
Viu como é Importante Acompanhar a sua Marca nas Redes Sociais? Um Bom Monitoramento Pode ser um Aliado Poderoso e uma Fonte Inesgotável de Ideias e Caminhos para a sua Empresa. Então Comece desde já a Prestar Atenção no que seu Público tem a dizer.

4 Coisas que as Marcas mais Valiosas têm em Comum
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Uma Onda Branca e Vermelha, uma Sereia Branca e Verde com duas Caudas, uma Janela. Ao Pensarmos de Forma Descontextualizada Pode Parecer uma Loucura Imaginar que estas sejam Representações de Algumas das Marcas mais Valiosas do Mundo.
A Pergunta que Move o Pensamento de Designers e Especialistas em Marcas é Justamente Saber o que elas têm em Comum. A Resposta Contempla as Boas Práticas e como Adequá-las à Realidade e Mercado.). Neste Post Vamos Dividir o Segredo dessas Empresas com Você. Confira!

1. As Marcas mais Valiosas se Destacam na Competição
Já Reparou que as Marcas mais Valiosas Despontam em Mercados Altamente Competitivos? Isso não é Mera Coincidência. Na Verdade, é a Partir da Escolha Oferecida aos Consumidores que se Torna Possível Descobrir o Quanto elas Significam.
As Ações e Campanhas de Marketing Mostram e Evidênciam os Aspectos pelos Quais Elas se Diferenciam das Demais, como Qualidade, Experiência do Cliente, Entre Outros. Ou seja, essas Empresas Buscam Colocar o Cliente em Primeiro Lugar para Poder, não Apenas, Atender às Demandas, mas Criar Tendências.

2. As Marcas Apostam na Relevância para o Consumidor
O Destaque a partir da Relevância só Acontece quando uma Marca Consegue ser uma Resposta às Necessidades e aos Desejos do seu Público-Alvo. E não Adianta fazer isso Apenas uma Vez. É Fundamental a Renovação Contínua da Mensagem diante dos Clientes, seja no Produto ou Serviço em si ou nos seus Meios de Produção.
Ao se Tornar Relevante, a Marca Acaba Conquistando um Espaço no Lado Emocional de seus Clientes, Algo que, quando Trabalhado, Cria e Reforça a Lealdade, um Poderoso Diferencial para Conquistar e Manter a Fatia de Mercado.

3. Elas Cumprem a Promessa Feita Junto ao Consumidor
É Extremamente Reconfortante Encontrar um “Porto Seguro”, Certo? Não Precisa ser um Lugar, mas uma Sensação de que Tudo Vai dar Certo. Não é Diferente na Escolha de um Produto de uma Determinada Marca.
As Marcas mais Valiosas Prezam — Muito — por essa Promessa Feita. Uma Frustração das Expectativas do Cliente é Mais do que Apenas uma Compra Ruim: é uma Experiência Negativa, que o Leva para Longe do “Porto Seguro” Prometido em seu Posicionamento. Algo a se Evitar a Todo Custo.

4. Elas Mantêm uma Única — e Forte — Mensagem
Já Reparou como Algumas Marcas Conseguem Transcender a Barreira de Diferentes Idiomas e Culturas, Uniformizando sua Mensagem Mundialmente? As Adaptações às Necessidades Locais Existem, as Diferentes Equipes Locais Também, mas o Núcleo Permanece Inalterado.
Mágica? Não. Na Verdade, isso é o Resultado de uma Forte e Contínua Estratégia de Marketing, que Trabalha cada Ação e Campanha dentro de um Projeto Maior de Construção e Gestão de Marca, com Objetivos Muito Claros, a Curto, Médio e Longo Prazo.
Estudar as Marcas mais Valiosas é uma Lição e Tanto! Por isso, Continue Acompanhando nossas Dicas de como Alavancar a sua Marca no Mercado.
E Você, Conhece Alguma outra Característica Comum das Grandes Marcas?

Como Criar Logotipos?
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Dois Arcos Dourados Formando um “M”, a Silhueta de uma Maçã “Mordida” — essas Imagens te Remetem a Alguma Coisa? Ao Visualizá-las, nos Lembramos Imediatamente das Marcas que elas Representam. São Logotipos Muito Bem Pensados, mas que Passaram por um Longo Processo de Construção. Neste post Você vai Aprender como Criar Logotipos que Sejam Impactantes, Representativos e que Fiquem na Mente das Pessoas. Vamos lá?
Para conquistar a Confiança das pessoas, uma Empresa deve Explicar de Forma Bem Clara Quem Ela é — Seus Valores, Conceitos e seu Posicionamento de Mercado. Tudo isso Poderia estar Descrito em um Documento Público, Extenso e Detalhado. Mas Será que Isso Seria de Interesse do Público? É aí que Entra o Logotipo, uma Representação Visual da Empresa ou Organização. Toda essa Carga Informativa, Conceitual e Emocional fica Concentrada em uma Única Imagem, com Formas, Cores e Letras, e deve ser Imediatamente Reconhecida e Absorvida pelo Público, Estimulando seus Sentimentos, Sensações e Emoções.

Defina os Ideais que a Empresa quer Transmitir
Antes de Qualquer Coisa, é Necessário ter Bem Definido quais são os Conceitos, Ideais e Valores da Empresa ou Organização. Uma Empresa de Logística pode ter “Agilidade” como Posicionamento, Enquanto uma Fábrica de Alimentos Orgânicos e Naturais pode Apresentar “Saúde” ou “Bem-Estar” como Ideais. Sem esse Tipo de Auto Conhecimento e Identificação, Nenhuma Empresa Consegue Estabelecer qualquer Tipo de Comunicação e Vínculo Emocional com o Público.

Faça Brainstorm e Pesquisa
Uma Vez Definidos os Conceitos e Espírito da Marca, é Hora de Fazer um Brainstorm. Nesse Momento, Muitas Idéias Aparecerão, e não se Pode Descartar Nenhuma que Venha à Mente — por pior que possa parecer, ela pode servir de referência futuramente. Dezenas ou centenas de Idéias Depois, Algumas Poucas Poderão ser Selecionadas. Elas Serão Ótimos Pontos de Partida.
É Necessário Também Fazer uma Pesquisa Extensa sobre Outras Soluções em Logotipos Utilizados por Empresas, Tanto do Mesmo Segmento Quanto de Outros. O que já foi Feito é Sempre uma Grande Fonte de Referência e Inspiração, sem Necessariamente ser Cópia.

Acerte no Visual
A Escolha dos Elementos Visuais do Logotipo é tão Importante quanto a Definição dos Conceitos que a Empresa Transmite, e os dois Aspectos estão Intimamente Ligados. Por Exemplo, Formas Retas e Agressivas Provocam nas Pessoas Emoções e Sensações Diferentes do que Formas Arredondadas e Suaves. O Mesmo Pode ser Dito de Cores Quentes e Frias e Tipologias com Formatos Diferenciados.
Cuidados são Imprescindíveis nesse Processo, Principalmente quando Falamos de Plágio. Citamos a Pesquisa de Logotipos de Outras Empresas Anteriormente, e seus Resultados devem Servir Apenas como Inspiração e Referência, Nunca como Base de Cópia. Um Logotipo Muito Parecido com Outro é Geralmente Rejeitado pelo Público, ou no Mínimo Transmite Sensação de Falta de Seriedade e Profissionalismo. Busque Sempre pela Diferenciação.
Nessa Etapa é Importante o Acompanhamento de um Profissional de Design, de Preferência que tenha Vivência de Mercado e Formação na Área — essa Especificidade é Muito Importante na Hora de Definir o que é Melhor para Cada tipo de Negócio, Sempre em Função dos Conceitos Definidos dentro da Plataforma da Marca.

4 Sinais de que é Hora de Mudar a Cara da Empresa
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A Identidade Visual de uma Empresa diz muito sobre o Negócio. Ela Transmite de Maneira Sutil os Valores, Missão, Propósito, seu Produto e também o seu Posicionamento no Mercado. Ou seja, sua Identidade Visual é a Cara da sua Marca. Ela é a Linha de Frente e Provavelmente será a Primeira Impressão do Público sobre a sua Marca. Nesse sentido, o Logotipo não deverá ser Alterado a todo Momento. Contudo, em Algumas Situações essa Mudança é Aconselhável ou Mesmo Necessária. Neste Post vamos Analisar Quatro delas para você Checar se a sua Marca está Precisando de uma Cara Nova. Confira!

Temporalidade
Quando Você fica por muito Tempo com uma Marca, Ótimos Ganhos Aparecem. Afinal, Aquela Imagem já está Fixada na Mente do seu Público e suas Cores e Formas Prontamente Remetem ao seu Negócio. Entretanto, com o Passar dos Anos as Tecnologias vão Avançando e os Valores Estéticos Também sofrem Mudanças. Isso Faz com que a sua Imagem e, Consequentemente, a sua Marca, Fiquem com a Sensação de estarem Paradas no Tempo. Essa não é uma Situação Desejável. Mesmo que sua Marca tenha como um dos Valores a “Tradição”, esse Princípio deve ser Transmitido com Conceitos Modernos. Nesse caso, sua Marca só precisará de uma “Redesign”, sem ser Necessária uma Mudança Drástica de Simbologia.

Novos Valores e Missões
A Marca Nada mais é do que o Reflexo das Pessoas que estão por trás dela. Nesse Sentido, Valores, Crenças e Objetivos Mudam, e a Marca da Empresa deve Adaptar-se às Mudanças. Assim, a Identidade Visual deve Transmitir os Principais Valores da sua Empresa para o seu Público.

Novos Mercados
Sua Empresa Cresceu, se Expandiu, e está Explorando Novos Caminhos com Produtos ou Serviços que Antes não Explorava. Se esse for o Caso, sua Marca pode estar Representando Apenas uma Parte do todo que é a sua Empresa.
Outra Situação é a Desistência de Atuar em um Mercado para Explorar um Novo. Ora, Mercados Inéditos Envolvem uma Abordagem diferente. Outras Práticas são usadas, Assim como há a Valorização de Elementos diferentes. Sua Identidade Visual deve Acompanhar essa Mudança.

Mudança de Posicionamento
Sua Empresa muitas Vezes tem uma Identidade Visual Atual, que Transmite os seus Valores, e o Mercado é o Mesmo, mas, Ainda Assim, Você quer Mudar a sua Abordagem Frente ao Público. Essa Motivação pode ter Aparecido devido a um Concorrente que Surgiu, Cresceu, ou às Vezes foi Você mesmo que Expandiu. Seja lá o Motivo, Você quer Ocupar um Novo Lugar no Mercado e na Cabeça dos Consumidores. Esse é um Caso Clássico de uma Mudança de Logotipo e podem Ocorrer Mudanças Drásticas nas Formas e Cores que Compõem a sua Marca. Tudo para Transmitir ao seu Público esse Novo lugar que Você quer Ocupar.
O Importante é Avaliar se com essa Mudança Você terá Mais a Ganhar ou a Perder. Claro que uma Alteração de Marca sempre Envolve uma Perda, pois Implica uma Reconstrução no Imaginário das Pessoas do que Significa a sua Empresa. Mas em Algumas Situações, como as Listadas, essa Mudança Vem para Ajudar, e Você terá Muito Mais a Ganhar!
Agora que Você já Sabe quais são os Sinais de que é Hora de Mudar, Lembre-se de Revisar esses Pontos de Tempos em Tempos para que seus Clientes, Colaboradores e todos os Envolvidos tenham Sempre a Impressão mais Fiel Possível sobre o que de Fato é a sua Marca. E Você, já Passou por esse Processo de Mudança na sua Empresa?

3 Provas que a sua Empresa deve se Preocupar em Conversar com Pessoas Reais
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Conectividade e Redes Sociais estão no Âmago da Comunicação nos dias de Hoje. As Empresas não deixaram de lado Canais Massificados como a TV, as Revistas e a Rádio, mas há muito mais Alternativas que são Essenciais Basicamente porque o Público está Presente por lá.
E neste Sentido Cada vez Mais Companhias Voltando suas Atenções a Maneiras mais Efetivas para Consolidar sua Comunicação, Direcionando Estrategicamente seus Esforços de Mídia nos Ambientes Digitais. Esse Perfil Multicanal da Comunicação Contemporânea Trouxe a Necessidade das Marcas se Portarem de uma Maneira diferente, mais Realista e Inteligente, com o Foco no seu Consumidor e não em uma Massa que se Encaixe dentro de um Perfil Amplamente Desenhado.
Por isso, Trouxemos 3 Provas de que a sua Empresa deve se Preocupar em Conversar com Pessoas Reais, Construindo sua Presença Online em torno dos Relacionamentos, Ricos e Frutíferos para os Negócios em Curto, Médio e Longo Prazos:

1. Os Canais de Comunicação de Hoje são Multi Direcionais
O Mito de que a Comunicação Institucional é de via Única já Caiu faz Tempo. A Natureza do Marketing Digital, principalmente das Redes Sociais, é de que a Conversação é Multi  Direcional, partindo de todas as Partes Envolvidas. Isso Significa que a Comunicação Institucional, a Publicidade e o Conteúdo Produzido pela sua Empresa serão Vistos, mas que a Voz do Consumidor também é Parte Ativa nessa Equação, e deve ser Levada em Consideração ao se Buscar Objetivos Bem Estabelecidos.
Lembre-se Sempre que as Pessoas vão Procurar sua Empresa em Vários Canais: no Facebook, no Twitter, no Formulário de Contato do Site, nas Comunidades e Fóruns Online, no Reclame Aqui, e Muito Mais. E elas vão Procurar por Motivos diversos. Observe a Sequência de Canais Citados Acima e Responda: Em qual deles Você Prefere Interagir com o seu Público? É Melhor Fazê-lo Proativamente quando Viável, e Reativamente quando Necessário, da Forma Mais Ágil Possível.

2. Seus Consumidores são Pessoas Reais
Em Aulas de Marketing e Estratégias de Negócios Costuma-se Ensinar Técnicas para se tentar Segmentar tanto seus Produtos e Serviços quanto a sua Estratégia Mercadológica ao Público Ideal. Mas o que Poucos Levam em Conta é que Personas Criadas a partir de Pesquisas e Estudos não Representam, Necessariamente, cada um dos seus Consumidores de Verdade, pois Cada um deles é um Indivíduo com Características e Gostos Próprios, um ser Único que não pode ser 100% Enquadrado dentro de Rótulos e Conceitos Pré-Estabelecidos por Alguém.
Isso Significa que a Comunicação deve ser a mais Pessoal Possível, Transmitindo ao Consumidor Segurança, Sensação de que está sendo Tratado como uma Pessoa Única e Importante para todo o Processo. O que, de Fato, é Verdade.

3. A Linguagem das Empresas está Cada Vez mais Humanizada
Um dos Perfis Institucionais mais Famosos entre todos no Twitter hoje em dia no Brasil é o Pinguim do Ponto Frio. Muitos podem Pensar que é Porque ele Trata as Mensagens Transmitidas neste Canal com Humor, ou por se Tratar de um Personagem Simpático, ou Ainda pela Agilidade que ele trata cada Interação neste Canal.
Todas essas Afirmações Podem ser Verdadeiras, Porém o Sucesso do Twitter do Pinguim se deve à Humanização da sua Linguagem. O Pinguim Fala a Mesma Língua dos Usuários desta Rede Social, Abusa do Humor, mas tem por trás uma Estrutura de Suporte que o Permite Manter uma Qualidade de Atendimento que o Brasileiro Ainda não Estava Acostumado.
Assim como o Pinguim, as Marcas Podem (e devem) ser Humanizadas. Não Necessariamente é Preciso fazer o uso do Humor, e também não Precisa Adotar um Mascote, mas é preciso Falar a mesma Língua do Consumidor. E para Isso, nada Melhor do que Conversar com Pessoas de Verdade. Afinal de Contas, é o seu Consumidor. Sua Empresa ainda pode se Beneficiar de um Relacionamento com o Público, Coletando Informações e Entendendo Melhor os seus Hábitos de Consumo. Para Isso, é Necessário se Comunicar com Honestidade e Agilidade, Mantendo o seu Público-Alvo no Mesmo Nível que Você, Tratando-o com Respeito e Cordialidade. Assim como uma Conversa “Presencial”. É Necessário ser Real para Conversar com Pessoas Reais.
 Assim como o Pinguim, as Marcas Podem (e devem) ser Humanizadas. Não Necessariamente é Preciso fazer o uso do Humor, e também não Precisa Adotar um Mascote, mas é preciso Falar a mesma Língua do Consumidor. E para Isso, nada Melhor do que Conversar com Pessoas de Verdade. Afinal de Contas, é o seu Consumidor. Sua Empresa ainda pode se Beneficiar de um Relacionamento com o Público, Coletando Informações e Entendendo Melhor os seus Hábitos de Consumo. Para Isso, é Necessário se Comunicar com Honestidade e Agilidade, Mantendo o seu Público-Alvo no Mesmo Nível que Você, Tratando-o com Respeito e Cordialidade. Assim como uma Conversa “Presencial”. É Necessário ser Real para Conversar com Pessoas Reais.

Sua Empresa já Atua em Rede Sociais? Compartilhe suas Experiências e Compartilhe como são as suas Interações com os seus Clientes.

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